Pular para o conteúdo principal

Um Homem sem um Canivete no bolso não é um Homem, é um Menino

       Eu costumo brincar com essa frase: Um Homem sem um Canivete no bolso não é um Homem, é um Menino. Mas a verdade é que um canivete te mantém minimamente preparado pra situações corriqueiras do dia a dia, seja em casa, seja no trabalho ou na rua.       Quantas vezes você não precisou abrir um pacote e arrebentou todo o plástico tentando abrir com a mão, aqueles pacotes de biscoito que vem um fiapo pra você puxar e abrir que nunca abrem e arrebentam na metade do caminho como os dos biscoitos de maizena... Conheça o site Facas HQ com cupom de desconto condutaedc       Outra situação já mais incomum que me relataram foi um incidente de um vestido de uma senhora preso na escada rolante, que bastou pegar a ponta do tecido e cortar com o canivete pra evitar que e roupa se rasgasse toda.              Em situações mais específicas de trabalhos manuais por exemplo, quem nunca correu atrás de um canivete ...

Como Iniciar no EDC?

Como Iniciar no EDC?

Como muitos já sabem, o termo EDC vem do inglês Everyday Carry, que são coisas que você carrega todos os dias para te ajudar em diversas situações.

Amplamente adotado por americanos, por diversos motivos, aqui no Brasil não foi diferente pra essa sigla EDC também pegar. Por aqui a gente sempre fez uso de diversas ferramentas e equipamentos, fosse em nossas mochilas ou qualquer outro modo de carregar, só não chamávamos de EDC. Mas, eis que a sigla para Everyday Carry nos faz pensar mais sobre o que quer dizer.


Seja por entusiastas, colecionadores, adoradores de ferramentas, fotógrafos de instagram, pessoas que usam, pessoas que "diiizem" que usam, gente que nem nunca viu ou nem sabe pra que serve um EDC, ele está cada vez mais presente em nosso dia a dia. E, como aqui no Conduta EDC, o nome já diz, o que nós fazemos é falar sobre EDC, aí vão algumas dicas pra você que está começando a pensar em montar o seu kit EDC! Então fica atento, e toma nota pois hoje você sai daqui definitivamente entendendo o que é Everyday Carry, e pronto pra começar a preparar o seu.

Antes de mais nada, avalie o seu dia a dia, desde coisas que você costuma fazer, de estudos a trabalho, rotas que você costuma percorrer todos os dias, o ambiente por onde você passa, se tem acesso a comércios ou não, se são em áreas mais isoladas, se tem farto transporte ou não, se zona urbana ou rural, pois isso tudo e mais um pouco, vai poder te dizer um pouco mais sobre como você vai montar o seu EDC.


Após essa análise ter sido feita, você vai avaliar se o que você precisa é um EDC básico, com ferramentas tradicionais como um multittol, uma lanterna e canivete, ou se você vai precisar de um pouco mais de coisas. Coisas essas que talvez você até já tenha, mas que talvez não as chamasse de EDC.

Um EDC básico é constituído por uma lâmina, seja um canivete ou uma lâmina fixa, muito usada em geral pra pequenos reparos, tarefas do dias a dia como desempacotar coisas, abrir caixas, descascar frutas e auxiliar tarefas diversas. Um multitool, seja em uma versão alicate como os famosos Leatherman ou swisstool como um Victorinox. Esse tipo de ferramenta de EDC vai te auxiliar em diversos pequenos reparos, que vão desde parafusos soltos pela casa ou escritório, cortar arames ou pontas de pregos, limar alguma ponta extra de um parafuso numa cadeira, segurar alguma coisa com o bico do alicate, torcer, cortar, abrir uma garrafa de vinho com um saca rolha, enfim, funções mil que vai depender de qual ferramenta multitool para EDC você vai escolher. E por fim, uma lanterna. Pois sem sombra de dúvida, a lanterna é um dos itens mais requisitados, seja pra uso no trabalho, pra iluminar ambientes em caso de falta de luz caso você trabalhe na manutenção, ou até mesmo em casa, na chegada pra iluminar a bolsa e procurar uma chave perdida dentro dela, ou iluminar algo caído no chão do carro... As possibilidades são as mais diversas possíveis. Então pode se dizer, que essa seria a grande tríade do EDC: Lâmina, Multitool e Lanterna.


Mas se o seu dia envolve muito mais do que uma simples tarefa de ir e voltar da faculdade ou do trabalho, ou até tarefas diárias em casa, se você precisa passar por ambientes distantes, deslocados de área urbana, com acesso a comércios um pouco mais difícil, o seu KIT EDC precisa ser um pouco mais específico. Você pode facilmente fazer uso de um EDC organizer, como diversos bolsos que encontramos a venda aqui no Brasil. Um bem legal que eu uso e recomendo é o Bolso Organizer Rota Extrema, que pode ser encontrado na loja Rota Extrema. Mas diversos outros existem, e você pode fazer várias adaptações. Nesse bolso organizer você vai colocar todo o seu EDC, desde as suas ferramentas, até mesmo coisas como medicamentos que você pode precisar e montar um kit trauma ou kit primeiros socorros. Você pode acrescentar diversas ferramentas, que vão desde as mais simples ou objetos como abraçadeiras, a até ferramentas dedicadas mais pesadas como martelos, alicates comuns etc. Maletas de ferramentas podem ser carregadas como EDC dentro do porta malas do seu carro. Você pode fazer uma mochila específica só para suas necessidades do dia a dia, com suprimentos para um dia inteiro que vão desde águas e comida, até produtos para higiene pessoal.


Talvez agora você esteja pensando, "nossa, mas eu sempre usei EDC!" Sim, talvez você já fizesse uso de tudo isso, só não chamasse de EDC. Pois saiba que pra tudo isso que você carrega no seu dia a dia, desde os médicos cirurgiões com seus equipamentos, até as costureiras com suas tesouras agulhas e linhas existe uma palavra e uma sigla, que é então, o famoso EDC (Everyday Carry).

Se você quiser saber mais sobre e sempre estar antenado em novas ferramentas e equipamentos em geral, acesse o canal CONDUTA EDC no youtube e se inscreva pra ficar por dentro. Lá trazemos sempre reviews de novos produtos, e falamos também sobre comportamento e muito mais.

E ficamos por aqui, certos da sua compreensão sobre o que é EDC.

E lembre - se:
Mantenha a Conduta.

Se você chegou até aqui, Deixe seu comentário! Diga como nos conheceu, e o que achou da matéria!

Conduta EDC. Viva. Seja. Aja.

Acessem abaixo nos links, TODAS as nossas Redes!

Loja: CondutaEDC.com

Instagram: Instagram.com/CondutaEDC
YouTube: YouTube.com/CondutaEDC
Grupo: Groups/CondutaEDC
Facebook Page: Facebook.com/CondutaEDC
Twitter: Twitter.com/CondutaEDC
Portal: CondutaEDC.com.br

Afinal, o que é Everyday Carry?

Qual seria sua primeira Ferramenta de EDC? Deixe sua Opinião!

Ouça nosso Podcast no Souncloud

Como Amolar sua Faca Feito Navalha

Comentários

  1. Esse texto aqui já foi para o manual do Libre, mto bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tmj Bruxo. Bem vindo por aqui. Obrigado por comentar. #EDC #EverydayCarry

      Excluir
  2. Boa explanação Gilson,cada pessoa com sua realidade e necessidade
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Ricgon. Cada loadout de EDC é pessoal e intransferível. Obrigado pela presença.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre Bateria Button Top e Bateria Flat Top?

Fala Galera. Em complementação ao texto da Lanterna Tática Nitecore P12 1000lm (vou deixar destacado no final pra quem interessar), obtive essa matéria com o amigo Moshe Bacov (a quem agradeço imensamente a participação e ajuda de sempre, pois nunca vamos saber de tudo, porém podemos sempre aprender de tudo um pouco). Aqui vamos falar um pouco sobre Bateria Button Top e Bateria Flat Top . Esse texto surgiu dos meus questionamentos abaixo: 1 -  Seria menos preocupante uma bateria revestida, já que a própria lanterna reduz a potência quando a mesma esquenta muito? Sim é exatamente isso que quero dizer. Entretanto, este não é o único problema que pode acontecer com baterias e lanternas. É o mais sério pois superaquecimento pode causar explosão da célula (bateria). Mas não é o único. As baterias podem também descarregar além do que deveriam, neste caso muitas vezes o usuário acaba perdendo a bateria. Baterias com sistema de proteção contra esta "superutilizaçã...

AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO - FACA DO RAMBO

Fala galera. Vamos começar uma série onde mostraremos as facas mais aclamadas dos filmes de ação:  " AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO "  E vamos começar claro, com a Faca do Rambo e suas versões. 1 - FACA RAMBO Com quatro filmes na série, a Faca do Rambo é com toda certeza, a faca mais icônica de todos os tempos . - No primeiro Filme da Série, First Blood , o próprio Stallone participou do processo de desenho da lâmina. No estilo Bowie , e com serrilha no dorso, essa peça possui 355 mm totais, sendo 228 mm de uma lâmina com 6,5 mm de espessura, com acabamento parte polido e parte fosco. Possui um cabo de formato cilíndrico, revestido por um cordão verde, e em seu interior vinha com alguns itens de sobrevivência como linha, anzol etc, e uma bússola na tampa. Sua bainha é de couro marrom. Essa primeira versão foi feita pelo artesão Jimmy Lile em 1980. - No segundo filme, First Blood Part II , a faca cresceu de tamanho (400mm totais) e ganhou traços mai...

AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO - STALLONE COBRA

Fala galera. Dando continuidade na série: AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO 2 - Stallone Cobra  Mais uma vez Stallone domina a cena, na verdade “ Night Slasher ”, o vilão interpretado por Brian Thompson no “filme Stallone Cobra ” de 1986, e quem de verdade usa essa lendária lâmina. Essa faca foi encomendada por Stallone , ao cuteleiro Herman Schneider , um talentoso e pioneiro cuteleiro já na década de 70 , Um dos primeiros membros da  The Knifemakers 'Guild .  Stallone disse que queria uma faca inesquecível. O que com certeza conseguiu. Essa faca de formato curvilíneo bem marcante, feita de aço carbono, tem no seu protetor de articulação o ponto mais marcante, que são dez espinhos de aço , que a tornam uma das facas mais agressivas já vista nos filmes de ação . Encontrada hoje a venda vastamente pelo mercado livre, suas medidas constam em torno de 33 cm de comprimento, 17 cm só na lâmina, e 8 mm de espessura. No modelo original do fi...