Eu costumo brincar com essa frase: Um Homem sem um Canivete no bolso não é um Homem, é um Menino. Mas a verdade é que um canivete te mantém minimamente preparado pra situações corriqueiras do dia a dia, seja em casa, seja no trabalho ou na rua. Quantas vezes você não precisou abrir um pacote e arrebentou todo o plástico tentando abrir com a mão, aqueles pacotes de biscoito que vem um fiapo pra você puxar e abrir que nunca abrem e arrebentam na metade do caminho como os dos biscoitos de maizena... Conheça o site Facas HQ com cupom de desconto condutaedc Outra situação já mais incomum que me relataram foi um incidente de um vestido de uma senhora preso na escada rolante, que bastou pegar a ponta do tecido e cortar com o canivete pra evitar que e roupa se rasgasse toda. Em situações mais específicas de trabalhos manuais por exemplo, quem nunca correu atrás de um canivete ...
As lanternas sofreram grande impacto recente das novas tecnologias de iluminação, principalmente em relação a invenção e consequente popularização dos LEDs.
A consequência disso, é que as lanternas que antes usávamos com lâmpadas incandescentes (aquelas em tom amarelado) e também as de xenon (aquelas mais fortes porém que consumiam muita bateria) tornaram-se obsoletas quase que instantaneamente.
Aquelas lanternas que utilizavam 3 ou 4 pilhas grandes, e emitiam 60, 100 ou as vezes 120 lúmens, que eram consideradas sensacionais na época, hoje podem ser substituídas por uma lanterna do tamanho do seu dedo mínimo. Usando uma única bateria AAA (palito) ou ainda baterias específicas para lanternas de mesmo tamanho por exemplo. Contribuindo assim para se tornarem um dos itens mais populares para um kit EDC, pela sua portabilidade.
Isso maravilhou e tem maravilhado muita gente, inclusive o autor deste texto. Quando peguei minha primeira lanterna de Led Cree (Cree é a empresa que inventou e vem aprimorando essa tecnologia) achei aquilo fantástico, quase que parecendo mágica, tanta luz saindo de uma lanterna tão pequena.
Então a primeira impressão que uma pessoa tem ao ter contato com essa tecnologia Cree é que foi um grande avanço e tem em mãos uma lanterna sensacional.
A primeira parte dessa afirmação esta correta, já a segunda é bem discutível e algumas coisas devem ser levadas em consideração.
Muitas lanternas acabaram ficando extremamente baratas, e por consequência a qualidade, durabilidade e confiabilidade dessas lanternas ficaram deixando muito a desejar.
No exterior esses modelos que usam o chamado modelo de LED chamado Q5, são vendidas por até 1 ou 2 dólares, aqui no Brasil custam as vezes R$20,00 ou R$30,00 muitas vezes já com vários itens inclusos como baterias sem nenhuma qualidade e carregadores bem simples.
Logicamente, quando se baixa tanto assim o preço de determinado bem ou produto, muito acaba ficando em segundo plano na produção. Então muitas pessoas acabam adquirindo um produto que por vezes dura um dia, um semana, um mês, ou vez por outra mais tempo dependendo muito do fator sorte.
Outros mais oportunistas ainda, aproveitaram essa evolução tecnológica e o desconhecimento da área pela maioria da população, e encheram o mercado de propagandas enganosas, prometendo milhares e as vezes até mesmo milhões de lúmens (alguns até mais fortes do que o SOL !) , watts e outros absurdos, não só em anúncios na internet como também nas próprias caixas de suas lanternas.
Alguns destes até conseguiram convencer o público que determinado modelo de lanterna é utilizado pela SWAT, ou POLICE e por isso tem estes nomes...
Ou ainda usam uma combinação de uma letra e três números com o nome da lanterna parecendo mais um nome de lanche de padaria e a colocam como a melhor lanterna do planeta, sendo infelizmente uma das piores, e o coitado do usuário que desconhece o assunto, muitas vezes acaba pagando um valor semelhante, ou por vezes até superior ao que uma boa lanterna custaria.
Além do prejuízo no bolso, o usuário, na hora que mais for precisar de uma lanterna confiável, muitas vezes até em uma situação de emergência pode ter seu equipamento falhando e comprometer até mesmo sua segurança.
Esta é a maior razão deste pequeno texto, levar um pouco de conhecimento ao público, e um breve alerta, afim de aumentar seu conhecimento sobre o assunto e procurar orientar as pessoas afim de adquirirem produtos confiáveis.
Para não ficar muito longo, vamos terminando essa introdução por aqui.
Este texto foi uma contribuição de Moshe Bacov, seguidor e inscrito do canal Conduta EDC.
Fica aqui, todo o agradecimento pelo tempo desprendido para tal.
TEXTOS COMPLEMENTARES SOBRE LANTERNAS:
1 - As Diferentes Aplicações para os Diferentes Tipos de Lanternas2 - Observações sobre a Lanterna Tática Nitecore P12 1000lm
Você é seguidor ou inscrito do Canal conduta EDC, e também gostaria de contribuir com o envio de material?
Mande seu texto para revisão no email condutaedc@gmail.com
Conduta EDC.
Viva. Seja. Aja.
Acesse nossas redes sociais:
Mas já acabou? Quando a leitura tava ficando ainda mais interessante, acaba. Lança logo a parte 2.
ResponderExcluirkkkk. Pode deixar. Mais um texto sobre lanternas foi postado ontem.
Excluir