Pular para o conteúdo principal

Um Homem sem um Canivete no bolso não é um Homem, é um Menino

       Eu costumo brincar com essa frase: Um Homem sem um Canivete no bolso não é um Homem, é um Menino. Mas a verdade é que um canivete te mantém minimamente preparado pra situações corriqueiras do dia a dia, seja em casa, seja no trabalho ou na rua.       Quantas vezes você não precisou abrir um pacote e arrebentou todo o plástico tentando abrir com a mão, aqueles pacotes de biscoito que vem um fiapo pra você puxar e abrir que nunca abrem e arrebentam na metade do caminho como os dos biscoitos de maizena... Conheça o site Facas HQ com cupom de desconto condutaedc       Outra situação já mais incomum que me relataram foi um incidente de um vestido de uma senhora preso na escada rolante, que bastou pegar a ponta do tecido e cortar com o canivete pra evitar que e roupa se rasgasse toda.              Em situações mais específicas de trabalhos manuais por exemplo, quem nunca correu atrás de um canivete ...

As Diferentes Aplicações para os Diferentes Tipos de Lanternas


As Diferentes Aplicações para os Diferentes Tipos de Lanternas.

Boa tarde! Sobrou mais um tempinho e resolvi escrever mais algumas palavras sobre lanternas.

Seguindo nosso tema sobre introdução a lanternas, após termos falado um pouco sobre a  qualidade delas no tópico anterior, hoje resolvi escrever um pouco sobre as diferentes aplicações para os diferentes tipos de lanternas.

As lanternas sobre as quais conversamos no tópico anterior, aquelas bem baratinhas e de baixíssima qualidade, em sua grande maioria vem com o popular "zoom" como uma de suas principais características. Consiste basicamente de rosquear a cabeça da lanterna ou ainda puxá-la para frente e para trás, aumentando ou diminuindo desta forma o foco do feixe de luz. A ideia apesar de ser boa, acaba comprometendo algumas coisas muito importantes nas características da lanterna. Dentre as mais importantes, a resistência contra quedas e demais impactos, e na maioria das vezes também a resistência à água. Se vocês pegarem qualquer uma destas lanternas e a derrubarem de alguma altura considerável ou tentarem submergi-la a água muito provavelmente ela não sobreviverá para contar a história.

Além disso, quando o zoom fica "fechado" visando alcançar áreas mais distantes, é muito comum o feixe de luz apresentar um formato retangular, o que acaba sendo muito perturbador para a maioria dos usuários. Além dos componentes bem inferiores, para poder manter o preço baixo, conforme conversamos anteriormente, estas características somadas a baixa qualidade fazem com quem estas lanternas tenham sua durabilidade extremamente comprometida e não sejam indicadas nem para iluminação de objetos próximos como também para objetos distantes.

Então qual a solução? 

As lanternas de qualidade superior acabam sendo especializadas em diferentes tipos de uso. 

Temos basicamente dois tipos de lanternas, as lanternas de "Throw", termo em inglês que literalmente significa arremesso, utilizado para lanternas que são projetadas para terem longo alcance. E lanternas de " Flood", termo em inglês que significa inundar, inundação, utilizado para lanternas projetadas para iluminarem grandes áreas mais próximas ao usuário de forma uniforme.

Uma lanterna de Throw, terá sempre um feixe de luz, cujo centro (beam) será a parte onde a iluminação será mais forte. Isso fará com que ela tenha um alcance de distância bem superior a uma lanterna de Flood

Como características principais, uma lanterna de Throw terá sempre um refletor (aquela parte interna de alumínio) liso (smooth) e uma cabeça mais prolongada e maior do que uma lanterna de Flood.



Este tipo de lanterna é ideal para funções como busca, resgate e vigilância a distância por exemplo. Para lanternas assim, mais importante do que a quantidade de lúmens, é o número de uma medida chamada de Candela. Quanto mais alto o número de Candela, mais distante será o alcance de uma lanterna de Throw.

Já uma lanterna de Flood, funciona de forma exatamente oposta. A função primordial dela é ter uma iluminação mais homogênea e não um centro (beam) mais forte. Assim ela iluminará uma área maior ao redor do usuário em detrimento de alcançar uma distância maior do feixe de luz. 

As principais características físicas deste tipo de lanterna são não precisar de uma cabeça maior ou mais prolongada como as lanternas de Throw requerem, e normalmente utilizar um refletor "orange peel"  (casca de laranja em inglês, mais enrugado) o que favorece a luz se espalhar mais.  Por não precisarem de uma cabeça maior a maioria das lanternas de EDC (Everyday Carry - porte diário), por priorizarem itens de menor tamanho e mais leves, costumam ser lanternas de Flood.



Os usos principais de Flood lights, são para serviços gerais, indústria, iluminação de caminhos ao se movimentar, monitoração de áreas próximas,etc. Nestes casos, o número de Candela passa a ter menos importância e os Lúmens passam a contar mais. Quanto mais lúmens, mais claro ficará a área iluminada. 

Portanto quando for escolher sua próxima lanterna, procure levar estes fatores em consideração, para que adquira a lanterna que melhor se encaixa com suas necessidades.


Este texto foi uma contribuição de Moshe Bacov, seguidor e inscrito do canal Conduta EDC.
Fica aqui, todo o agradecimento pelo tempo desprendido para tal. 

TEXTOS COMPLEMENTARES SOBRE LANTERNAS:
1 - As Lanternas e o Impacto Recente das Novas Tecnologias de Iluminação
2 - Observações sobre a Lanterna Tática Nitecore P12 1000lm

Você é seguidor ou inscrito do Canal conduta EDC, e também gostaria de contribuir com o envio de material? 
Mande seu texto para revisão no email condutaedc@gmail.com

Conduta EDC.
Viva. Seja. Aja.

Acesse nossas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual a diferença entre Bateria Button Top e Bateria Flat Top?

Fala Galera. Em complementação ao texto da Lanterna Tática Nitecore P12 1000lm (vou deixar destacado no final pra quem interessar), obtive essa matéria com o amigo Moshe Bacov (a quem agradeço imensamente a participação e ajuda de sempre, pois nunca vamos saber de tudo, porém podemos sempre aprender de tudo um pouco). Aqui vamos falar um pouco sobre Bateria Button Top e Bateria Flat Top . Esse texto surgiu dos meus questionamentos abaixo: 1 -  Seria menos preocupante uma bateria revestida, já que a própria lanterna reduz a potência quando a mesma esquenta muito? Sim é exatamente isso que quero dizer. Entretanto, este não é o único problema que pode acontecer com baterias e lanternas. É o mais sério pois superaquecimento pode causar explosão da célula (bateria). Mas não é o único. As baterias podem também descarregar além do que deveriam, neste caso muitas vezes o usuário acaba perdendo a bateria. Baterias com sistema de proteção contra esta "superutilizaçã...

AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO - FACA DO RAMBO

Fala galera. Vamos começar uma série onde mostraremos as facas mais aclamadas dos filmes de ação:  " AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO "  E vamos começar claro, com a Faca do Rambo e suas versões. 1 - FACA RAMBO Com quatro filmes na série, a Faca do Rambo é com toda certeza, a faca mais icônica de todos os tempos . - No primeiro Filme da Série, First Blood , o próprio Stallone participou do processo de desenho da lâmina. No estilo Bowie , e com serrilha no dorso, essa peça possui 355 mm totais, sendo 228 mm de uma lâmina com 6,5 mm de espessura, com acabamento parte polido e parte fosco. Possui um cabo de formato cilíndrico, revestido por um cordão verde, e em seu interior vinha com alguns itens de sobrevivência como linha, anzol etc, e uma bússola na tampa. Sua bainha é de couro marrom. Essa primeira versão foi feita pelo artesão Jimmy Lile em 1980. - No segundo filme, First Blood Part II , a faca cresceu de tamanho (400mm totais) e ganhou traços mai...

AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO - STALLONE COBRA

Fala galera. Dando continuidade na série: AS FACAS QUE MARCARAM OS FILMES DE AÇÃO 2 - Stallone Cobra  Mais uma vez Stallone domina a cena, na verdade “ Night Slasher ”, o vilão interpretado por Brian Thompson no “filme Stallone Cobra ” de 1986, e quem de verdade usa essa lendária lâmina. Essa faca foi encomendada por Stallone , ao cuteleiro Herman Schneider , um talentoso e pioneiro cuteleiro já na década de 70 , Um dos primeiros membros da  The Knifemakers 'Guild .  Stallone disse que queria uma faca inesquecível. O que com certeza conseguiu. Essa faca de formato curvilíneo bem marcante, feita de aço carbono, tem no seu protetor de articulação o ponto mais marcante, que são dez espinhos de aço , que a tornam uma das facas mais agressivas já vista nos filmes de ação . Encontrada hoje a venda vastamente pelo mercado livre, suas medidas constam em torno de 33 cm de comprimento, 17 cm só na lâmina, e 8 mm de espessura. No modelo original do fi...